A vida de um advogado

Tão doce quanto as audiências…

 

O dia a dia de um advogado começa cedo, pois tem audiências, prazos, trânsito, roupa apertada, gravata apertada, sapato apertado. E, quase sempre o café é tomado rapidinho e aí a correria começa. Muitas coisas para fazer que vão desde as audiências até as reuniões com clientes, preparar algumas defesas, alguns recursos, chamar o técnico para consertar a impressora, tirar dúvidas com o contador, contratar nova secretária e por aí vai. O dia a dia desses profissionais começa e termina de cabeça cheia e eles vão se acostumando com isso. 

Muitos dos clientes atendidos são realmente insanos. Gritam, enviam muitos e-mails por dia, ligam em feriados, domingos e ainda acusam de não estarem recebendo a devida importância ao caso deles. Mesmo que se tenha um acompanhamento diário do processo deles.

E por mais incrível que pareça muitos clientes simplesmente não pagam os honorários. Honorários esses que seriam responsáveis pelos pagamentos de livros, estagiários, aluguel.

Muito estudo

Mesmo depois dos cinco anos de estudo se faz necessário cursar pós-graduação, participar de palestras, seminários ou fazer mestrado. As atualizações são constantes é preciso estar sempre se atualizando.

Muitas pessoas admiram os jogadores de futebol por exemplo, acreditam que ele é um talento, admiram artistas porque tem o dom, os médicos bem-conceituados pelos estudos. Mas quando se fala de advogados, geralmente se ele está ganhando bem tem quem acredita que há algo de errado, um certo preconceito, não parecendo ser por talento, dom ou pelos estudos.

É verdade, existem muitos profissionais desonestos, como em todas as profissões, mas não é regra é exceção.

Existem muitos advogados que realmente ficam ricos. O que eles fazem para conseguir isso? Estudam muito, trabalham durante as madrugadas e sacrificam outros projetos. Muitos advogados também acabam ficando sem dinheiro, seja por parcerias erradas, equívocos na administração e até mesmo azar. Mas por trabalhar pouco é difícil, porque simplesmente não existe trabalhar pouco e ser advogado.

No dia 11 de agosto comemora-se o dia do advogado. Uma profissão cheia de qualidades atribuídas. A grande maioria das pessoas não conhece a verdade do dia a dia desses profissionais. Que trabalham muito, estudam muito, geralmente dormem pouco, geralmente tem muitas preocupações, que muitas vezes ouvem muitas piadinhas, grosserias e acabam fingindo que não ligam que não escutaram e seguem em frente.

O que se espera no dia dos advogados é respeito, pelos que trabalham honestamente, pelos que estudaram e continuam estudando muito e carregam suas carteirinhas com imenso orgulho pelo trabalho que desempenham. Pelos que tem orgulho de sua trajetória de muito estudo, empenho e honestidade.

Profissionais essenciais

Por esse profissional que trabalha não só pela sua própria sobrevivência, mas principalmente pelo direito alheio. São profissionais essenciais à justiça, ainda que muitos os vejam como inimigos. Sempre trabalhando com prazos e vencendo os prazos, trabalhando para que a justiça seja feita.

Para você que está pensando em entrar para essa carreira se prepare é uma vida de estudos constantes como também de cobranças constantes. Mas quando se consegue o êxito por estudo, trabalho, dedicação e honestidade pouco importa o julgamento de quem mal conhece o trabalho desses incríveis profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *