Quais são as atribuições de um advogado criminalista?

O que faz um advogado criminalista e como é o seu dia a dia?

Muitas pessoas se formam em direito,  cursam especializações e acabam seguindo por carreiras completamente opostas, como é o exemplo dos que seguem carreiras em nichos de mercado totalmente diferentes. E acabam se especializando em áreas como a confeitaria por exemplo. Clique aqui para saber mais.

Contudo, se você está pensando em cursar direito e quer ser um advogado criminalista leia esse post até o final que iremos relatar quais são as funções de um advogado criminalista e como é o seu dia a dia.

Primeiramente, o que é preciso para se tornar um advogado penal?

Muitos alunos quando ingressam na faculdade de direito, vão logo pensando em cursarem uma especialização na área criminalista por gostarem de investigações.  Porém antes de escolher a carreira mais adequada ao seu perfil é necessário saber com exatidão como será o dia a dia de um profissional dessa área não é mesmo?!

Existe um termo jurídico que é garantido pela legislação que diz que deve-se dar direito a ampla defesa e isso muitas vezes terá que ser feito. Isso quer dizer que, mesmo que exista a comprovação de que alguém cometeu um crime, essa pessoa tem o direito de pedir que um advogado a defenda. Para isso, são utilizadas técnicas para que haja uma forma jurídica imparcial, isso para todos os casos. Exigindo assim, muito conhecimento do advogado.

Dispondo dessa informação desde o princípio, o estudante deve ter seu estudo sempre ininterrupto, sem contar que deve-se conhecer até algumas definições de psicologia, para conseguir entender a mente do seu cliente e conseguir chegar a verdade de diversas formas.

Os conteúdos que o advogado criminalista deve dominar

Primeiramente o curso de direito dura cinco anos, o aluno deve cursar todo esse período e depois cursar uma especialização que tem duração em torno de dois anos a dois anos e meio.

O direito penal é um composto de leis que apresentam o que são os crimes. Dentro desse composto existe uma divisão que é a do direito penal comum que são aplicadas a todas as pessoas. E, existe o direito penal especial, que se refere aos crimes em áreas específicas, como nas áreas militares ou eleitorais.

São muitas as oportunidades nessa área, e é preciso ter conhecimento de vários assuntos como preconceito, crimes digitais, ambientais, terrorismo, entre outros.

Quais as diferenças entre direito penal e direito processual penal?

O direito penal aponta o que é certo ou errado e no processo penal constam informações de como esse indivíduo deve ser julgado, para que se tenha um processo imparcial e íntegro.

Confira no vídeo a explicação do professor:

Diferença entre direito penal e direito processual penal.

Como é a carreira no Direito Penal?

Existem formas diferentes de se atuar como advogado criminalista. Uma delas é fazendo a defesa das vítimas de crimes e a outra é defendendo quem cometeu o crime.

Em qualquer uma das atuações o advogado trabalha para garantir que a justiça seja feita e sempre que comprovado um crime, deve-se trabalhar para que a pena não ultrapasse os limites da lei a quem deve ser punido.

E, quando se é provado a não existência do crime, o advogado deve clarear os fatos para que o acusado seja absolvido.

Como é o cotidiano de um advogado criminalista?

Os horários de trabalho geralmente são irregulares, pois torna-se necessário fazer visitas a delegacias e penitenciárias.

O trabalho burocrático é bastante intenso, sendo necessário redigir petições, conciliando o tempo com o comparecimento aos julgamentos e em alguns casos convencer o júri de suas teses.

Para quem gosta dessa área do direito é justamente esse conjunto de fatores que é apaixonante. Também é preciso saber lidar com imprevistos e sempre conseguir soluções viáveis aos seus clientes.

Sobretudo vale lembrar que para qualquer carreira que você escolha seguir, não deve-se levar em consideração somente a questão financeira ou o status que a profissão oferece, pois atualmente vemos muitas pessoas em diversas carreiras trabalhando infelizes. Talvez por terem seguido o que outras pessoas “aconselharam” e não terem dado ouvido aos seus dons. Portanto se cabe um conselho é: siga sempre o que o seu eu interior fala e você sempre saberá qual o melhor caminho a seguir.

Sucesso!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *