Será que a faculdade de direito é a certa para você?

Você ainda está em dúvida se a faculdade de direito é para você?

Você pretende prestar vestibular e ainda não sabe direito qual curso escolher? Saiba que essa dúvida é normal e paira sobre a cabeça de muitos ou da maioria dos vestibulandos, pois é a partir da graduação que você define sua carreira profissional. E, mesmo tendo certeza da escolha muitas pessoas cursam a graduação e depois acabam trabalhando em áreas inimagináveis após. Como temos exemplos de graduados que trabalham com doces finos. Saiba mais.

O curso de direito proporciona ampla área de atuação tanto em ciências humanas ou sociais. Após ser graduado pode-se escolher pela atuação pública ou privada.

faculdade-de direito

Mas, quais as disciplinas que você tinha aptidão até então?

Essa é uma resposta importante para o início dessa avaliação! Pois, se você tinha mais gosto por disciplinas relacionadas as ciências humanas, é um sinal de que você aprecia a leitura e gosta de questionar.

A leitura é constante na vida do profissional formado em direito. Seja lendo livros, processos ou decisões a leitura faz parte do trabalho, os estudos são constantes. Mas, se você gosta do assunto isso não será problema.

Você se vê prestando assistência a outras pessoas?

Depois de graduado, você deverá usar as leis em benefícios de outras pessoas, sendo que a maioria das pessoas que você irá ajudar não tem nenhum ou quase nenhum conhecimento sobre leis.

Você sempre estará defendendo alguém e precisará dizer em nome desse alguém o que precisar ser dito para que se cumpra a lei.

Você gosta de questionar?

faculdade-de-direitoSe você gosta de saber o porque das coisas e situações e se você vê que algo não está correto e questiona, quer saber mais a fundo, entender a situação, então, você tem um perfil que se assemelha com a profissão.

Os profissionais formados em direito, precisam saber defender e argumentar sobre tudo que sabem sobre o problema a ser solucionado.

Como você é em sua escrita?

Durante todo o período da faculdade que dura cinco anos, é necessário como já dissemos ler muito e também escrever muito. Mesmo a escrita sendo feita digitando em seu computador, você precisará escrever muitos documentos, pareceres, e muitos outros textos.

Para todo esse trabalho é demandado o domínio da boa escrita, como também é necessário saber argumentar. É preciso ter autoridade na escrita e também na fala, pois são indispensáveis nessa profissão. Não é nada conveniente pensar que a escrita e a fala não sejam primordiais no exercício dessa profissão.

Você se considera confiante ou cético?

Agora você deve estar pensando que ser confiante e otimista é necessário para qualquer profissão e não somente para quem vai cursar direito…Concordo com você sobre a relevância em ser confiante, mas para quem quer cursar direito, não cabe ficar em dúvida sobre o que se está estudando e muito menos na indicação do seu trabalho.

Veja, então, que ser um argumentador e buscar toda a lógica, o motivo e a justificativa não vai de encontro com pessoas que são céticas. Nessa profissão você sempre estará em averiguação da verdade, sem se dar o luxo de imaginar que as causas podem ou não darem certo.

Tendo em consideração todos os pontos abordados nesse artigo, você já consegue ter uma base de como será o estudo e a profissão. A partir disso, você consegue ser se possui as habilidades necessárias ou não.

Mas, não se apavore, você não precisa ter todas as habilidades, mas algumas são essenciais. O direito é um curso que tem vasta área de atuação e durante a graduação você pode melhorar nos aspectos que você considera que precisam ser melhorados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *